Projecto




“3D Histórico Georreferenciado” é o tema da Tese de Mestrado de Pedro Gomes onde desenvolveu modelos em 3D do Lago do Gadanha, o Castelo de Evoramonte e as Torres da Couraça, do Município de Estremoz. Tornando-se um projecto pioneiro no concelho de Estremoz, um dos principais objectivos foi o desenvolvimento de alguns dos edifícios históricos mais importantes do concelho, existindo muitos outros ainda por desenvolver.
A dinamização do concelho, uma maior promoção turística, a cooperação na conservação do património, através da disponibilização dos modelos para navegação na Internet (Google Earth), foram os pontos de partida que originaram no objectivo final do projecto, o acesso a qualquer cidadão e em qualquer local.

A Tese de Mestrado encontra-se na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Nacional, Biblioteca da Unidade Orgânica e no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Será ainda entregue uma cópia à Biblioteca Municipal de Estremoz.

Todos os edifícios que estão no separador “3D | Earth “ já foram aprovados no pela Google, e podem ser vistos no Google Earth.